segunda-feira, 22 de março de 2010

Alberto João Jardim manifesta apoio a Paulo Rangel


O Partido Social Democrata, sexta-feira 26 de Março, vai eleger um novo líder nacional.Na Madeira, o PSD nunca passou pelas convulsões que tem vivido no Continente. Com as responsabilidades de governação que detém, tal seria desastroso e teria impedido a estabilidade firme que permitiu a recuperação dos atrasos seculares, impostos pelo poder colonial de Lisboa.
Aliás, a ter seguido esse figurino, há muito tempo que o PSD/Madeira já não conduziria a governação, pois a Sabedoria do Povo Madeirense não consentiria, no poder, quem não se sabe entender dentro da sua própria casa.

E a razão porque o Partido Social Democrata da Madeira nunca andou a fazer as figuras tristes que se viram e vêem no Continente, é porque se mantém firme à Ideologia, tem Causas e os seus Militantes e dirigentes possuem uma formação cívica de responsabilidade, de solidariedade mútua e de disciplina democrática.
Só depois, e a partir de aqui, é que entra o pragmatismo da operacionalidade e das concretizações.
Infelizmente, nos últimos anos, o PSD nacional não entendeu isto.

A adoração do «bezerro de ouro», o endeusamento do ganhar dinheiro a qualquer preço. A recusa da Ideologia numa pós-moderna secundarização de Princípios, Valores e Ética, facilitada pela mediocratização cultural a que se assiste também no interior dos Partidos e aos mais variados escalões territoriais, agravada pelo assalto de oportunistas à procura de ascensão social, bem como pelo auto-afastamento generalizado dos melhores Quadros, legitimamente incomodados com o tom assumido pela vida pública.

Sexta-feira, os Militantes do PSD/Madeira irão participar na escolha do líder nacional, nas respectivas sedes de Freguesia, ainda que fartos e críticos dos caminhos indigentes que o PSD trilha no Continente.

Cada um escolherá em sua Consciência.

Cada Militante autonomista do Partido Social Democrata da Madeira, sabe quanto vem custando defender os Direitos do Povo Madeirense, sabe quanto custa o esforço de recuperação do atraso de séculos, sabe o que agora temos pela frente, após a tragédia de 20 de Fevereiro.
Cada Militante do PSD/Madeira já percebeu o que se esconde por detrás de certo discurso de «modernidade», de «esquerda» (como se o PSD fosse um partido de «esquerda» e o fossem os feitores do Grande Capital!...), de «ruptura com o passado» (veja-se o atrevimento!...), de «mudança geracional» (todos os candidatos até são da mesma geração!...). Trata-se de conversa fiada.
Conversa fiada, porque o que está por detrás de tal discurso, são interesses económicos de uma plutocracia cujo tal deus é o «bezerro de ouro» e cujos desígnios sinistros assenta num «bloco central» não político, mas num «bloco central do dinheiro» a consolar sectores ditos sociais-democratas com a partilha dos lucros obtidos.

A luta do PSD/Madeira foi sempre, também, a da afirmação do poder político sobre o poder económico, considerando este necessariamente subordinado ao Bem Comum, interpretado pelos competentes Órgãos políticos dotados de legitimidade democrática.
E, felizmente, a grande maioria dos Empresários com inteligência, compreendeu ser este o caminho certo.
Mas os Militantes sociais-democratas da Madeira sabem como têm vivido uma luta, por causa de «interesses» da Madeira Velha e outros mais recentes não quererem aceitar estas regras do jogo.
Seria catastrófico entregar o PSD nacional, nas mãos de testas-de-ferro de uma plutocracia impiedosa ante os Direitos do Povo.

Se o Partido Social Democrata cair em mãos próximas ou convergentes com certos “interesses” da plutocracia e do Sistema político reinantes, mãos onde se viu já assumida uma estratégia anti-Autonomia Política para hostilizar e anular os sociais-democratas madeirenses, não tenhamos ilusões. Estará em causa a solidariedade de até agora, por parte do PSD nacional.

Ora, este momento da Madeira, ainda por cima num quadro de crise internacional generalizada e particularmente mais acentuada em Portugal, não nos deixa tempo para uma eventual necessidade irremediável de despender ainda mais energias, no caso procurando outros caminhos e voltando a recomeçar em termos político-partidários diferentes.Nesta conjuntura partidária, e com um espectro político-cultural infelizmente tão reduzido, obviamente que tenho de escolher.

Como sempre, faço-o pela minha cabeça e, também como sempre, desprezando as preocupações dos oportunistas em “tomar o carro do vencedor”, que não faço a mínima ideia quem venha a ser.
O único que me dá garantias mínimas de plena identificação com o património doutrinal do Partido Social Democrata, concretizado na prática com sucesso, que é a Autonomia Política da Madeira, trata-se de Paulo Rangel.

Digo-o publicamente, por ser minha convicção.
Digo-o publicamente, sem fazer qualquer apelo aos restantes autonomistas sociais-democratas madeirenses, pois cada um decidirá em consciência.
Digo-o publicamente, por dever de transparência para com os meus Companheiros do PSD/Madeira.
E quanto a certas “amizades”, urdidas e “promocionadas” – com que dinheiro?... – em projectos de tomada do poder, limito-me a estar onde sempre estive bem. Melhor com o Povo, do que em exibicionismos ridículos.

Porque o Povo sempre me ensinou: “diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és”.

Alberto João Jardim

Sem comentários:

Enviar um comentário